Brasil
Publicada em 09/07/13 - 751 visualizações
Coca-Cola, Vivo e TIM são multadas por publicidade enganosa
Multas foram aplicadas pelo Ministério da Justiça. Somadas, passam de R$ 5 milhões.

G1


As empresas Coca-Cola, Vivo e TIM foram multadas nesta terça-feira (9) por veiculação de publicidade enganosa pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

A Empresa SABB - Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil Ltda (Coca-Cola) foi multada no valor de R$ R$ 1.158.908,00 por publicidade enganosa na oferta da bebida "Laranja Caseira".

"Houve ofensa ao Código de Defesa do Consumidor quando o anunciante deixou de esclarecer que o produto é um "néctar" e não um "suco". Isso significa que foi omitido do consumidor o fato de que produto possui aditivos e água, além do suco da fruta", diz a nota do Ministério da Justiça.

A Vivo foi multada em R$ 2.260.173,00 por publicidade enganosa durante a campanha publicitária "Vivo de Natal". "A mensagem publicitária da Vivo não apresentava dados essenciais para que o consumidor ganhasse R$ 500,00 em ligações e mais 500 torpedos SMS. Além disso, foi apurado que a Vivo vendeu uma quantidade de pacotes superior a sua capacidade operacional."

A TIM recebeu sanção de multa no valor de R$ 1.654.236,00 por publicidade enganosa na campanha publicitária "Namoro a Mil", de acordo com o ministério. "A TIM não demonstrou de forma adequada, clara e ostensiva as condições para o consumidor obter os minutos e torpedos promocionais, pois ao anunciar o serviço induzia a erro o consumidor a respeito do recebimento dos 1.000 (mil) minutos e da concessão de torpedos", diz o comunicado.

De acordo com o Ministério da Justiça, os valores deverão ser depositados em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça, com o objetivo de serem aplicados em ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da defesa dos consumidores.

Outro lado
Em nota, a Telefônica Vivo informou que irá avaliar a decisão "para poder definir as medidas a serem tomadas."

A TIM informou que ainda não recebeu notificação sobre a multa e precisa analisar o processo para se posicionar. "A operadora esclarece que a campanha 'Namoro a Mil' foi realizada em 2004 e que, desde que se reposicionou no mercado - há cerca de quatro anos, não trabalha mais com ofertas semelhantes, que envolvam concessão de bônus em minutos", disse, em nota, a empresa.

A Coca-Cola foi procurada pelo G1, mas ainda não se pronunciou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


No Ar
NAFTALINA

(73) 9 9976 -5088




Promoções
Enquete
Você acha que o Brasil está preparado para enfrentar o Coronavírus

 NÃO
 SIM

Horóscopo
Estatísticas
Visitas: 1261667 Usuários Online: 41


Previsão de Tempo
Parceiros

Copyright (c) 2020 - Gandu FM - Todos os direitos reservados